Programa ou conjunto de programas que torna possível a operacionalidade de um dispositivo computacional. Gerenciando recursos de hardware e software garantindo o funcionamento a aplicabilidade de ambos.
Permite a interação entre o usuário, o computador e também outros programas.
Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas que permite o sistema operacional controlar o acesso a um dispositivo de armazenamento como disco rígido, pen drive, cd-room, etc. Diferentes sistemas operacionais podem usar diferentes sistemas de arquivos
Este artigo explica as diferenças entre a Tabela de Alocação de Arquivos (FAT), o HPFS (Sistema de Arquivos de Alto Desempenho) e o Sistema de Arquivos NT (NTFS) no Windows NT e suas vantagens e desvantagens.
O sistema de arquivos FAT é caracterizado pela tabela de alocação de arquivos (FAT), que é realmente uma tabela que reside na "parte superior" do volume. Para proteger o volume, duas cópias do FAT são mantidas caso uma se torne danificada. Além disso, as tabelas FAT e o diretório raiz devem ser armazenados em um local fixo para que os arquivos de inicialização do sistema possam ser localizados corretamente.
Um disco formatado com FAT é alocado em clusters, cujo tamanho é determinado pelo tamanho do volume. Quando um arquivo é criado, uma entrada é criada no diretório e o primeiro número de cluster que contém dados é estabelecido. Essa entrada na tabela FAT indica que este é o último cluster do arquivo ou aponta para o próximo cluster.
A atualização da tabela FAT é muito importante e demorada. Se a tabela FAT não for atualizada regularmente, ela poderá levar à perda de dados. É demorado porque as cabeça de leitura do disco devem ser reposicionadas na faixa lógica zero da unidade sempre que a tabela FAT for atualizada.
Não há organização para a estrutura de diretório FAT e os arquivos receberão o primeiro local aberto na unidade. Além disso, o FAT dá suporte apenas a atributos de arquivo somente leitura, oculto, sistema e arquivo morto.
Do ponto de vista de um usuário, o NTFS continua organizando arquivos em diretórios, que, como HPFS, são organizados. No entanto, ao contrário de FAT ou HPFS, não há objetos "especiais" no disco e não há dependência no hardware subjacente, como setores de 512 byte. Além disso, não há locais especiais no disco, como tabelas FAT ou Super blocos HPFS.
Os objetivos do NTFS são fornecer:
Confiabilidade, o que é especialmente desejável para sistemas de alta extremidade e servidores de arquivos
Uma plataforma para funcionalidade adicionada
Suporte a requisitos de POSIX
Remoção das limitações dos sistemas de arquivos FAT e HPFS