Para entender em detalhe as unidades de medida computacional, é preciso ter em mente que a informática utiliza o código binário. Este vindo da matemática para a transmissão de informações.
Neste sentido, os computadores utilizam impulsos elétricos, que formam um bit, traduzido pelo código binário como estado de 0 ou 1.
Um gigabyte seriam 1024 megabytes. A cada denominação, os valores passam a ficar extremamente complexos, com muito mais informação em armazenamento.
Um terabyte equivale a 1024 gigabytes.
Apesar de a palavra quilo (kilo) se referir a 1.000 unidades (103 = 1000), na informática refere-se ao valor de 1024 unidades.
Isto porque a transmissão computacional de informações é baseada no código binário, ou seja, se baseia no número 2. Neste sentido, 210 = 1024, valor que passou a ser utilizado para definir as unidades de medida informática.
Fonte:<https://www.diferenca.com/kb-mb-e-gb/>
Um bit (binary digit) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida em sistemas digitais. Um bit pode ter apenas dois valores possíveis: 0 ou 1. Pode ser interpretado como um interruptor que pode estar em dois estados: ligado (representado pelo valor 1) ou desligado (representado pelo valor 0). Estes dois estados são a base da representação binária, que é amplamente utilizada na computação.
Para a velocidade da internet, por exemplo, usamos os bits (100 Mbit/s ou megabits por segundo).
Ao reunir 8 bits, são possíveis 256 combinações diferentes de 0 e/ou 1. É o equivalente a formação do alfabeto, números e símbolos presentes no teclado do computador. Ou seja, caberiam em 1 byte, resultado da união de 8 bits.
Um byte é uma unidade de informação digital que é composta por oito bits. É a unidade básica para representar caracteres, como letras e números, e pode representar até 256 símbolos diferentes. A sigla do byte é o "B" maiúsculo, para diferenciá-lo de bit (b)
O kilobyte é um múltiplo de 1.024 bytes, uma das menores unidades de memória da informática. Por meio desses agrupamentos, fica mais fácil entender informações técnicas de aparelhos e arquivos, de forma que o volume não seja citado em uma salada de números e contagens que, muitas vezes, podem ultrapassar a casa dos 10 dígitos
<https://canaltech.com.br/software/o-que-e-kbyte-kilobyte-kb/>
Um megabyte (MB) é uma unidade de medida de informação digital que equivale a aproximadamente um milhão de bytes. Um byte é a menor unidade de informação num computador e é composto por 8 bits, pelo que um megabyte equivale a 8 milhões de bits.
O megabyte é usado para medir o tamanho da memória e do espaço de armazenamento de um hardware. Por exemplo, um arquivo de 10 megabytes numa ligação de 10 “mega por segundo” não será descarregado em 1 segundo, mas sim em 8, supondo que seja descarregado à velocidade máxima do pacote
Um gigabyte (GB) é uma unidade de medida de armazenamento de dados digitais. Ele representa uma grande quantidade de informação e é amplamente utilizado em computadores, dispositivos móveis e outros sistemas de armazenamento.
Definição:
Sistema Internacional (SI): 1 GB equivale a 1.000.000.000 bytes (um bilhão de bytes). Esta é a definição mais comum e utilizada por fabricantes de dispositivos de armazenamento.
Sistema Binário: 1 GB equivale a 1.073.741.824 bytes (2^30 bytes). Esta definição é frequentemente usada em contextos de software e sistemas operacionais.
Usos:
Armazenamento de arquivos: Um gigabyte pode armazenar uma quantidade considerável de dados, como músicas, fotos, vídeos e documentos.
Memória RAM: A memória RAM de um computador, que armazena temporariamente os dados em uso, é frequentemente medida em gigabytes.
Transferência de dados: A velocidade de transferência de dados, como em conexões de internet, também pode ser medida em gigabytes por segundo (GB/s).
Exemplos:
Um filme em alta definição pode ter vários gigabytes de tamanho.
Um smartphone moderno pode ter dezenas ou centenas de gigabytes de armazenamento interno.
Uma conexão de internet de alta velocidade pode ter velocidades de download e upload medidas em gigabytes por segundo.
O IBM® Storage Insights usa unidades de medida decimais e binárias para expressar o tamanho dos dados de armazenamento.
Unidades decimais como kilobyte (KB), megabyte (MB) e gigabyte (GB) são comumente usadas para expressar o tamanho dos dados. Unidades binárias de medida incluem kibibyte (KiB), mebibyte (MiB) e gibibyte (GiB). Tabela 1 compara os nomes, símbolos e valores das unidades decimais e binárias.
Unidades binárias de medida expressam o tamanho dos dados com mais precisão. Quando se compara o tamanho de 100 KB com 100 KiB, a diferença é relativamente pequena, 2,35%. No entanto, essa diferença aumenta conforme o tamanho dos valores dos dados aumenta. Quando você compara o tamanho de 100 TB com 100 TiB, a diferença é 9,06%.
Em geral, IBM Storage Insights Pro usa valores base 2 para valores de espaço em disco e memória e valores base 10 para espaço em discos rígidos físicos.