A funcionalidade de uma aplicação web, passa primeiramente pelo seu código, o design da interface exerce importante papel na experiência do usuário, porém, o atrativo maior está no conteúdo, ou seja, a razão pela qual usuários chegam até o seu site. Uma gestão de conteúdo eficiente, é a mola propulsora para aumentar o magnetismo da sua aplicação e consequentemente gerar um tráfego maior.
Primeiramente identifique com precisão seu público alvo. Não tenha pressa, busque ser preciso, seguimente ao máximo o perfil do público ao qual se direciona o site que está desenvolvendo ou que já esteja disponível. Dessa forma evitará o chamado "tráfego frio", aquele acesso que até gera um bom volume de tráfego, mas que não tem relação com o contexto do seu produto e que não efetivará uma relação comercial.
O conteúdo que dispor no site deve estar diretamente ligado ao público que irá consumi-lo, ou seja, será a 'isca" do chamado marketing de atração, o site representa a vara de pescar e a internet um grande oceano digital, resta apenas uma única questão: quem é o peixe?
Através desta personificação do cliente é possível alinhar a comunicação e dessa forma a melhor abordagem. De qualquer maneira, algumas questões são básicas:
Se o tempo já foi considerado dinheiro, no mundo contemporâneo norteado pelo imediatismo tornou-se um indexador, indíce medidor de ansiedade e frustação daqueles que não podem esperar, tudo para "ontem"!
Antes de tudo é preciso saber o tempo recomendado para o carregamento de uma página. De acordo com o Google, o ideal é que a página demore de 0,5 a 2 segundos para aparecer ao usuário
Confira mais detalhes no link abaixo:Saiba mais
Gerenciar conteúdo é apresentar o conteúdo certo para o público certo, mas principalmente da forma certa. Seja direto, persuasivo, mais do que um simples conteúdo trata-se de uma comprovação social, que deve estar muito bem fundamentada, para que trilhe o caminho da credibilidade que fideliza.
Desde o design a cada palavra chave utilizada, tudo deve estar estrategicamente alinhado para o objetivo que pretende, não permita que o usuário perca a atenção no motivo que o levou até o site, caso isso ocorra algo precisa ser melhorado nesta interação. Quanto menos cliques melhor, aprimore a experiência de navegabilidade do usuário com interfaces diretas.
Não necessariamente. O tráfego obviamente impulsiona o volume de acesso, entretanto dependendo do objetivo do site, também conhecido como atividade fim, esse número de acessos pode não ser o mais importante.
Primeiramente vamos exemplificar diferentes objetivos de aplicações web:
E-commerce
Em uma aplicação comercial, o volume de acessos é sim importante, porém, se este acesso não se converter em vendas pode ser um indicador de estratégias de marketing mal direcionadas que precisam ser melhor definidas.
Educacional
Neste tipo de site, muitas vezes não há interesse comercial associado, sendo assim, o gerenciamento de tráfego não é um procedimento fundamental para seu objetivo.
Prestação de Serviços
Sites de prestação de serviços, públicos ou privados, podem até ter algum interesse no volume de acessos, principalmente quando o site disponibiliza espaço para anunciantes, ou seja, propagandas. Nestes casos, quanto mais visibilidade maior o retorno. Porém, são casos específicos.
Portal de Anúncios
A definição da categoria deixa claro que é visibilidade é muito importante, independentemente de perfil, ou seja, visualizou o objetivo foi atingido.
Um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) é um aplicativo usado para gerenciar conteúdo, permitindo que vários colaboradores criem, editem e publiquem. O conteúdo de um CMS normalmente é armazenado em um banco de dados e exibido em uma camada de apresentação com base em um conjunto de modelos como um site.
A seguir estão os recursos comuns de um CMS:
Criação de conteúdo, permite que os usuários criem e formatem facilmente o conteúdo
Armazenamento de conteúdo, armazena conteúdo em um só lugar, de forma consistente
Fluxos de trabalho, atribui permissões para gerenciar conteúdo com base em funções como autores, editores e administradores
Publicar, organizar e enviar conteúdo ao vivo
Uma grande vantagem de um CMS é sua natureza colaborativa. Vários usuários podem fazer logon e contribuir, agendar ou gerenciar o conteúdo a ser publicado. Como a interface geralmente é baseada em navegador, um CMS pode ser acessado de qualquer lugar por qualquer número de usuários.
A segunda grande vantagem de um CMS é que ele permite que pessoas não técnicas que não conhecem linguagens de programação criem e gerenciem facilmente seu próprio conteúdo da web. Os editores de arrastar e soltar de uma plataforma típica de gerenciamento de conteúdo permitem que os usuários insiram texto e carreguem imagens sem a necessidade de conhecer HTML ou CSS (linguagens de programação).
Quando uma empresa usa um CMS para publicar suas páginas da web, reduz sua dependência de desenvolvedores front-end para fazer alterações no site, tornando mais rápido e fácil publicar novas páginas da web.
Embora existam centenas de plataformas CMS, alguns dos provedores de cms mais populares estão listados abaixo:
Drupal
Joomla
Magento
Squarespace
Wix
Squarespace
Wordpress
Antes de escolher um sistema de gerenciamento de conteúdo, é uma boa ideia começar pensando em como seu site e conteúdo serão consumidos.
Você precisará começar fazendo uma lista dos problemas de negócios que está tentando resolver, bem como quaisquer requisitos específicos que possa ter. Isso irá ajudá-lo a escolher o sistema de gerenciamento de conteúdo certo – aquele que atende aos seus requisitos de negócios – em vez do mais popular ou popular.
CMSs vêm em todas as formas e tamanhos, cada um com seu próprio conjunto de recursos e benefícios. Alguns são ideais para blogueiros; outros podem ser adaptados a sites de comércio eletrônico com recursos de preços e funcionalidade de loja online. Os detalhes variam de acordo com as necessidades e os recursos da sua empresa.
Aqui estão algumas questões a serem consideradas ao escolher o melhor CMS para sua situação:
Se você tem recursos infinitos para gastar, existem alguns sistemas de gerenciamento de conteúdo muito complexos com recursos projetados para facilitar a vida dos criadores e editores de conteúdo. Com um orçamento limitado, no entanto, suas escolhas serão mais limitadas. Seu sistema de gerenciamento de conteúdo da web precisará de hospedagem, por isso é bom levar em consideração os custos de um domínio e hospedagem na web ao decidir.
Depois do preço, a próxima consideração importante é quais operações de negócios o CMS precisará suportar. Sua empresa precisa publicar centenas de novos vídeos por dia? Alterar os preços de milhares de produtos por dia? Hospedar imagens para postagens de blog?
Publicar muitas alterações e criar novos conteúdos pode ser muito trabalhoso para gerenciar com os membros de sua equipe. Considere usar uma plataforma de gerenciamento de conteúdo (gratuita) para facilitar o gerenciamento e a colaboração no conteúdo.
Se sua empresa já usa um programa de CRM, ERP ou análise da web, você precisará considerar um CMS que tenha integrações com software de marketing online existente . Se você tiver desenvolvedores internos, uma API e documentação sólidas também podem ser necessárias.
Quanto maior a empresa, mais distante o usuário final do CMS estará da pessoa que o implementa. Idealmente, o back-end do sistema será amigável e intuitivo, com recursos como um editor de arrastar e soltar WYSIWYG, que permite aos editores editar conteúdo digital sem saber codificar. Para as empresas mais avançadas, que podem querer criar mais do que modelos ou precisam de um CMS para aplicativos móveis, um CMS headless pode ser uma boa alternativa.
Uma coisa a considerar é quais são os vários níveis de direitos necessários em seu CMS. Considere as diferentes funções do usuário, incluindo a função dos gerentes na revisão do conteúdo agendado. Esses diferentes tipos de usuários também precisam de gerenciamento de documentos para arquivos como PDFs ou imagens em seu CMS. Um bom gerenciamento de ativos digitais (DAM) é fundamental para criar ótimas experiências digitais.
Dependendo do tamanho do seu site ou empresa, você terá requisitos diferentes. Empresas maiores normalmente têm requisitos mais rígidos para aplicativos de gerenciamento de conteúdo e podem até exigir recursos encontrados apenas em sistemas de gerenciamento de conteúdo corporativo. As pequenas empresas, no entanto, devem se concentrar na escolha de interfaces de usuário e manutenção fáceis, pois as equipes que gerenciam o aplicativo de software são geralmente menores.
Dependendo do objetivo do seu CMS, como um blog ou um site de comércio, você deve considerar fortemente o uso de uma plataforma de análise da web como o Google Analytics ou o Mixpanel para medir as conversões . Um CMS permite que os autores façam alterações rápidas em seu conteúdo sem a necessidade de um desenvolvedor front-end. Você pode avaliar como essas alterações estão afetando seu site executando um teste A/B . Um ótimo software CMS permite que você faça isso de maneira fácil, sem criar integrações complexas.
É importante pensar em como as pessoas chegarão ao seu site. Se estar listado bem nos mecanismos de busca ( SEO ) é importante para sua empresa, você vai querer um CMS que tenha automação para tarefas básicas de otimização na página, como tags de título, urls, tags alt em imagens e uma estrutura de links internos sólida. Muitas vezes, o software CMS possui plugins para ajudar a gerenciar esses requisitos. Praticar a otimização de mecanismos de pesquisa normalmente também ajuda a aparência do seu site em outras plataformas, como mídias sociais e quando os visitantes compartilham links para seu site.
A maioria das plataformas CMS usa modelos personalizados e se integra aos seus sistemas de marketing existentes. Isso requer o trabalho de um desenvolvedor ou agência de implementação e nem todos os desenvolvedores e agências podem trabalhar com todos os CMS. Portanto, é importante escolher um software com o qual seus desenvolvedores tenham conhecimento para trabalhar. As linguagens de programação comuns para plataformas são php CMS, .NET CMS ou CMS Java(script) do lado do servidor.
Algumas das plataformas CMS, particularmente Wordpress e Drupal, vêm com grandes comunidades de desenvolvedores de código aberto. A vantagem de uma comunidade considerável é a quantidade de ajuda e documentação online que você encontrará sobre a maioria dos aspectos de personalização. O Optimizely Content Cloud também possui um fórum grande e ativo para desenvolvedores que podem ajudar.
Responder às perguntas acima pode ajudá-lo a selecionar o sistema de gerenciamento de conteúdo certo para sua empresa ou organização. Se você estiver interessado em gerenciar conteúdo com Optimizel, confira nosso CMS .
fonte: <https://www.optimizely.com/optimization-glossary/content-management-system/>