Num passado não muito distante um artigo sobre computadores e/ou dispositivos computacionais tinham fronteiras bem definidas, ou seja, abordando computadores e limitando-se a suas variações.
Com a evolução tecnológica de um modo geral, os horizontes desse segmento ampliou-se significativamente e os tópicos a seguir terão como alvo, essa evolução da tecnologia em razão e proporção.
Um computador pessoal ou PC (do inglês Personal Computer) é um computador de pequeno porte, que se destina ao uso pessoal ou por um pequeno grupo de indivíduos.
Uma variação de computador pessoal caracterizado por não possuir gabinete. A placa-mãe, similar a de um notebook, fica embutida na parte traseira do monitor.
Possui como característica principal a mobilidade, por ser menor e mais compacto pode ser levado pelo usuário para qualquer parte.
Muito parecido com o seu "irmão mais velho" o notebook, porém, com proposta minimalista, ou seja, focado na conectividade e direcionado para aplicações em nuvem
Um tablet ou tablete é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas, para entretenimento com jogos e interação com pessoas distantes usando o Skype e o Hangouts.
Os minis PCs podem ser considerados uma opção entre os PCs de mesa e os notebooks, já que apresentam a portabilidade como uma de suas características, a maioria cabe tranquilamente em uma mochila normal, além de contar com as principais portas para conexão, HDMI, USB de alta velocidade, entrada para cabo de rede entre outras conexões.