Eletricidade é o nome dado a um conjunto de fenômenos que ocorre graças ao desequilíbrio ou à movimentação das cargas elétricas. Na eletricidade, existem fenômenos eletrostáticos e eletrodinâmicos, relativos a cargas em repouso e em movimento, respectivamente.
<https://brasilescola.uol.com.br/fisica/eletricidade.htm>
A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo. Lembrando que o átomo é formado por prótons, nêutrons e elétrons, sendo que:
Prótons: Localizam-se no núcleo do átomo e possuem carga elétrica positiva;
Elétrons: Ficam na eletrosfera, região ao redor do núcleo atômico, e têm carga elétrica negativa;
Nêutron: Também localizado no núcleo atômico, não possui carga elétrica.
Eletrostática é a área da Física que abrange o estudo das cargas elétricas em repouso. Os fenômenos eletrostáticos estudados por essa área do conhecimento surgem em decorrência da força de atração e repulsão que as cargas elétricas exercem umas sobre as outras.
O choque elétrico é a reação do organismo à passagem da corrente elétrica. Eletricidade, por sua vez é o fluxo de elétrons de um átomo, através de um condutor, que vem a ser qualquer material que deixe a corrente elétrica passar facilmente (cobre, alumínio, água, etc.).
<http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/eletric>
A corrente que flui por um resistor é proporcional à tensão aplicada e inversamente proporcional ao valor de sua resistência.
Tensão: unidade volt (V) em homenagem a Alessandro Volta;
Corrente: Unidade ampere (A), em homenagem a André Marie Ampère;
Resistência: Unidade Ohm (Ω), em homenagem a Georg Simon Ohm.
<https://www.embarcados.com.br/lei-de-ohm/>
A NBR-5410 é a norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua. Esta norma é aplicada principalmente em instalações prediais, públicas, comerciais, etc.
A Norma Regulamentadora nº 10 emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil tem o objetivo de assegurar a saúde e segurança dos trabalhadores que exercem cargos que envolvam instalações e serviços em eletricidade. O perigo da eletricidade e o risco de acidente causados por ela podem envolver pessoas que trabalham em qualquer área: geração, transmissão, distribuição e, inclusive, pessoas que não trabalham com energia elétrica mas consomem a mesma.
As NR’s são normas regulamentadoras para temas relacionados à segurança e medicina do trabalho no território nacional, publicadas unicamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Diferentemente, as NBR’s são normas técnicas, concebidas através de consensos e estudos relacionados ao tema, elas estipulam requisitos de qualidade, desempenho, segurança e etc.
Para fins práticos, abaixo segue uma tabela com alguns valores aproximados de corrente e os danos que causam ao corpo humano:
1 a 10 mA ................... Apenas formigamento
10 mA a 20 mA ........ Forte formigamento e dor
20 mA a 1 A ............... Convulsões e parada respiratória
1 A a 2 A ..................... Fibrilação
Acima de 2 A ............ Queimaduras e paradas cardíacas
Acima de 3 A ............. Valor mortal
<https://www.mundodaeletrica.com.br/o-que-e-nbr-5410/>
Todo mundo deve sempre estar atento com suas atividades diárias pois estamos a todo momento entrando em contato com equipamentos elétricos e eletrônicos. Por mais que tais aparelhos sejam indispensáveis para a vida atual, muitos deles são grandes motivadores de choques elétricos.
Segue uma lista de algumas recomendações válidas e muito importantes que podem ajudar (e muito) a evitar os choques:
Manter os equipamentos elétricos longe de qualquer fonte de água;
Estar sempre com calçado isolante no contato com equipamentos elétricos;
Nunca tocar em equipamentos elétricos com a mão ou corpo úmido;
Tomar cuidado para não sobrecarregar uma tomada ligando vários aparelhos nela;
Quando for realizar a limpeza de um equipamento elétrico, verificar se o mesmo está desligado;
Realizar revisões periódicas das instalações elétricas da casa;
Ler sempre as instruções antes de instalar qualquer eletrodoméstico
Desligar os aparelhos sempre puxando pelo plugue, nunca pelo fio
E o mais importante de tudo: não se aventure em realizar atividades para as quais você não foi devidamente instruído. No mercado existem inúmeros profissionais altamente capacitados que possuem experiência e permissão para realizar trabalhos com eletricidade.
<https://www.cursonr10.com/choque-eletrico-curso-nr10/>