O design gráfico é simplesmente a arte de criar gráficos; ou produzindo imagens em uma superfície. Isso pode ser feito em tela, pedra, cerâmica ou - talvez mais comumente reconhecido hoje - em uma tela de computador. Com tantas mídias diferentes para trabalhar, o método artístico de design gráfico cobre elementos visuais de desenhos e símbolos a gráficos e tabelas, design de logotipo personalizado, design de capa de livro e muito mais.
A história do design gráfico remonta a tantos anos que abrange toda a história da arte. Veja como o design gráfico começou e se desenvolveu até onde está hoje.
O design gráfico pode ser rastreado desde 15.000 aC, quando surgiram as primeiras comunicações visuais conhecidas. Esses pictogramas e símbolos estão presentes nas cavernas Lascaux, no sul da França. Avance vários milhares de anos e você descobrirá o Monumento de Blau. É o primeiro artefato conhecido a usar palavras e imagens.
Claro, essas peças projetadas estão longe do que consideramos design gráfico hoje; mas ajudaram a criar a ideia de colocar imagens em superfícies, nos colocando no caminho de coisas como desenhos, pôsteres, banners e muito mais.
A invenção do papel em 105 DC por um homem chinês levou ao conceito de impressão. Quase um milênio depois (em 1045 DC), o tipo móvel foi inventado, o que permitiu que os caracteres fossem colocados individualmente para impressão. Isso levou a opções de impressão mais rápidas e sistemas mais flexíveis e eficientes. Em 1276, uma fábrica de papel chegou a Fabriano, Itália - trazendo oficialmente a impressão para a Europa.
Foi em 1450, duzentos anos após a chegada da primeira fábrica de papel à Europa, que se considerou que o sistema de impressão de tipos de livros estava perfeito. As primeiras ilustrações em um livro impresso vieram logo depois, em 1460. Setenta anos de impressão se passaram antes que Claude Garamond abrisse a primeira fundição de tipos - em 1530 - que criava e vendia fontes para impressores.
A Revolução Industrial chegou na década de 1760 e marcou o início de uma nova era para o design gráfico. Tecnologias inovadoras começaram a surgir em um ritmo sem precedentes; incluindo o método de litografia, que era uma técnica de impressão que ajudava a reduzir custos. A Revolução Industrial também deu as boas-vindas à imprensa em 1800, uma máquina que não apenas reduziu a mão de obra em 90%, mas também dobrou o tamanho do papel que podia ser impresso.
Desde a época da Revolução Industrial, o design gráfico tinha facilitado seu caminho nas práticas de negócios e, nos anos 1900, seu uso explodiu. Em 1901, Frank Lloyd Wright lançou “A Arte e o Ofício da Máquina”, que incluía princípios básicos ainda referenciados no design moderno. Com o crescimento da indústria de publicidade e impressão em cores, as empresas começaram a criar logotipos para ajudar a marcar sua empresa. Com um design de logotipo personalizado , a marca da sua empresa tornou-se mais do que apenas um nome - tornou-se uma obra de arte marcante e memorável, com cor, formato e composição trabalhando para causar uma boa impressão nos consumidores.
Naturalmente, o design gráfico tornou-se amplamente utilizado na publicidade e em outras indústrias, marcando belos designs em tudo, de pôsteres a camisetas , capas de discos e muito mais. Conforme a tecnologia de computador foi inventada e lançada no final dos anos 1900, os designers começaram a usar ferramentas digitais - como o Photoshop, lançado pela primeira vez em 1990 - para criar suas imagens. Essas ferramentas digitais revolucionaram o campo.
Hoje, o design gráfico se refere principalmente ao design de visuais para revistas, livros, anúncios e pôsteres digitais. Este ramo intensivo do design envolve a forma artística de comunicar ideias por meio de recursos visuais e texto. Os designers gráficos ainda usam desenhos e pinturas em alguns casos, mas muito do design gráfico hoje é concluído com tecnologias digitais. Essas habilidades de design gráfico moderno podem ser aplicadas ao design de logotipo personalizado, design de capa de livro, layouts de revistas, anúncios em outdoors, design de roupas, banners online e muito mais.
O design gráfico já existe há algum tempo, mas da forma como o vemos hoje no mundo dos negócios, ele só existe há cerca de cem anos. Ao longo desses cem anos, o design gráfico tem permeado o espaço dos negócios e do consumismo, chamando nossa atenção, despertando nossos interesses ou, às vezes, se integrando perfeitamente ao nosso entorno. Está tudo ao nosso redor; a menos que esteja procurando por isso, você pode não perceber quantas vezes ele aparece em sua vida diária. Provavelmente, não podemos nem mesmo começar a imaginar aonde o design gráfico nos levará no futuro - afinal, você acha que as pessoas que imprimiram palavras no papel na primeira fábrica de papel poderiam ter imaginado o design de banners digitais, páginas da web, e logotipos de marca que agora examinamos todos os dias?
Conceitos Tipografia Acessibilidade